Hoje iremos analisar a performance de mais uma unidade de estado sólido, ou SSD. Desta vez é uma unidade de 240GB da Toshiba OCZ, e o modelo é TR200. Este modelo veio substituir o TR150 que foi uma unidade acessível, fiável e com bom desempenho.
https://www.ocz.com/us/ssd/tr200
A unidade está disponível em capacidades de 240GB, 480GB e 960GB e deverá durar até 60TB, 120TB e 240TB, respetivamente, de escrita em toda a sua vida útil. A garantia é de 3 anos. A marca anuncia 555MB/s de leitura e 540MB/s de escrita e que usa uma tecnologia chamada 64-layer 3D BiCS FLASH.
De seguida os testes habituais:
ATTO:
AS SSD:
Teste de escrita real. que consiste na cópia de 1 ficheiro de 10GB para a unidade. Este teste obriga a esgotar a cache e mostra como se comporta a unidade nesta situação. O teste revela cerca de 4GB de cache e estabiliza em pouco mais de 90MB/s de escrita sequencial.
Conclusão:
É uma unidade de baixo custo e como tal não foi desenhada para competir com unidades de performance elevada. No entanto, a performance é respeitável e suficiente para um computador de uso geral e deverá satisfazer nesse sentido. Mas se outras marcas tiverem modelos da mesma capacidade ao mesmo preço, o TR200 pode não ser a melhor escolha. Se encontrarem o antigo modelo TR150 é preferível pois é uma unidade com melhor desempenho e preço semelhante.
Esta unidade será indicada para portáteis mais antigos, ou como unidade externa. Também pode ser usada como unidade de apoio para edição de vídeo por exemplo. Não aconselho a usar como unidade principal num PC de alto desempenho, pois pode limitar a performance em comparação com unidades melhores.
Aspetos positivos:
- Esteticamente apelativa
- Garantia de 3 anos
- Atenção ao nº de escitas
- Performance inferior a outras unidades do mesmo valor
Sem comentários:
Enviar um comentário