sábado, 10 de outubro de 2015

REVIEW - NOX COOLBAY MX

Analisei esta caixa económica para computadores micro ATX. A NOX coolbay MX custa cerca de 25€ e possui várias características presentes em caixas mais caras. É a caixa ideal para pequenos computadores de escritório e até PCs gaming de entrada de gama. Venham conhecê-la.



A NOX coolbay MX vem embalada numa simples caixa de cartão com a descrição das características no seu exterior.




O acondicionamento interno é o habitual, suficiente e eficaz. e os acessórias são apenas básicos, como seria de esperar neste preço. 



A parte frontal da caixa é completamente perfurada e o seu interior existe uma esponja que serve de filtro para o pó, cotão e pêlos. A sua limpeza não é fácil mas consegue-se ao retirar o painel completamente.

 


Os botões e conexões frontais são no topo do painel e considero bastante convenientes. Da esquerda para a direita temos: Luz vermelha de atividade do disco rígido, botão de reset, porta USB 2.0, conexão do microphone, conexão dos headphones, porta USB 2.0 e botão de energia com luz azul.


Existe uma porta USB 3.0 na lateral direita que não é tão conveniente como as do topo e pode até passar despercebida. A NOX deveria ter colocado esta porta também na parte superior, mas é bom ter a funcionalidade ainda que não seja da forma ideal.


No lado esquerdo da caixa encontramos espaço para montar um ventilador de 120mm (não incluido), que ajudará a ventilar caso instalem uma placa gráfica que gere muito aquecimento. O painel também cresce em profundidade permitindo instalar um cooler mais alto do que o normal para estas caixas, até 152mm de altura.


No lado direito não temos nenhum pormenor adicional exepto o espaço extra para arrumar alguns cabos. 


A disposição traseira é normal e habitual. A fonte de alimentação fica no topo, dispões de 4 baias para placas, e suporta 1 ventilador de 80mm (não incluido). Os paineis laterais incluem parafusos amigos dos dedos.


Ao aceder-mos ao interior da coolbay mx verificamos que estamos perante uma caixa de dimensõess bem reduzidas mas que existem pormenores para várias situações. Assim, pode-se ver que é possível colocar 2 discos de 2,5'' ou 2 discos de 3,5'', ou ainda combinar-mos 1 de cada tipo, num pilar vertical que é fixado na base da caixa e ao suporte da unidade óptica / 5,25''.


Este pilar pode ser revomido desapertando 4 parafusos (2 em baixo e 2 em cima)


Na base da caixa, por dentro é possível ainda colocar 1 disco adicional de 2,5'' ou 3,5''


Podemos também encontrar 1 espaço adicional para 1 disco de 3,5'', leitor de cartões ou outra unidade semelhante com acesso ao exterior. Podemos encontrar também 2 espaços para discos de 2,5'', na vertical, perto do ventilador de 120mm frontal (incluido)


a cablagem interna é apenas a essencial e o ventilador incluido pode ser ligado à motherboard ou diretamente à fonte de alimentação. Infelizmente a rotação do ventilador não pode ser controlada pela BIOS / motherboard. A rotação é fixa a +- 1100rpm. Este ventilador pode ser retirado e aproveitar o espaço para instalar um kit water cooling de 120mm.


por ultimo podemos ver também várias aberturas importantes para organização dos cabos e a abertura por baixo do socket do cpu de modo a poder-mos instalar / trocar o cooler do cpu facilmente.



Conclusão

Após ter analisado todos os pormenores desta caixa, chego à conclusão que a NOX tem aqui um excelente produto para o preço que pede. Não é perfeita e a qualidade de contrução não é muito forte, mas no geral é excelente para quem procura uma caixa pequena, versátil, moderna e apelativa. Sem contar com a porta USB 3.0 posicionada de forma diferente, esta caixa tem tudo para agradar, especialmente no preço.

O SOS MegaByte atribui à NOX COOLBAY MX uma classificação de 9/10.









Sem comentários:

Enviar um comentário