O exterior é de aluminio, não tem cobertura para a porta USB, e termina numa parte colorida de plástico que varia de cor conforme a capacidade. Pela impressão visual e toque aparenta ser bastante resistente.
Agora no que toca a performance, a unidade é compatível com USB 3.1 que permite até cerca de 300MB/s de velocidade de transferência. Vamos descobrir quão rápida é esta PEN.
Os testes foram efetuados da seguinte forma:
A PEN foi formatada em NTFS, ficando com 28,7 GB úteis.
O sistema operativo usado foi o windows 10 Pro 64 bits.
Foi feita uma cópia de um ficheiro grande, cerca de 10GB, para a pen e este ficheiro foi novamente copiado para o computador. Este teste permite avaliar a velocidade real de escrita e leitura sequencial.
Foi copiada uma pasta com a instalação do windows XP para a PEN, e esta foi copiada novamente para o computador. Este teste permite avaliar a velocidade real de escrita e leitura com ficheiros pequenos.
Foram executadas também as ferramentas de benchmark habituais para os fãs de benchmarks.
Assim, no processo de escrita sequencial a DataTraveler 50 foi fraca, mas ainda satisfaz de uma forma geral, estabilizando nos 16MB/s. Se pretenderem copiar ficheiros muito grandes regularmente, não aconselho esta PEN.
Já no processo de leitura sequencial, a história é diferente. Neste teste a DataTraveler 50 atingiu uma taxa de transferência boa ultrapassando por vezes os 100MB/s. Se pretendem uma PEN para ler ficheiros grandes várias vezes e que vão manter na unidade, é a PEN ideal.
Quanto à utilização com ficheiros pequenos, de facto a PEN é bastante fraca e irá fazer o utilizador esperar bastante se precisar copiar muitos ficheiros pequenos.
Quanto à leitura dos mesmos, o cenário melhora mas não impressiona. Parece que esta PEN não é muito interessante, e irá decessionar um utilizador exigente.
Recorrendo à ferramenta AS SSD, aqui estão as velocidades médias de escrita e leitura sequenciais, que vem provar aquilo que se verificou nos testes anteriores, uma velocidade de leitura Boa, mas uma velocidade de escrita fraca, mas aceitável. Os testes restantes não são adequados para PENs, mas sim para SSDs e por isso não foram usados.
Desta vez, recorrendo à ferramenta ATTO, verificamos mais uma vez a dificuldade da unidade em lidar com ficheiros pequenos, e particularmente nas taxas de escrita.
Conclusão
De facto, esta DataTraveler 50 não impressiona e será difícil recomendar esta unidade. Um dos cenários que imagino será para aqueles tipos de utilização em que por exemplo é necessário instalar um programa em vários computadores frequentemente, e o conteúdo da pen é inalterado. Esta PEN pode ser prática para ter um backup das fotos das férias, por exemplo. Mas para utilização diária não recomendo, a não ser que seja para transportar 2 a 3 ficheiros pequenos ou médios de cada vez.
Aspetos positivos:
- Apelativa
- Pequenas dimensões
- Barata
Aspetos negativos:
- Muito lenta para escrever ficheiros
- Fica muito quente após utilização prolongada
O SOS MegaByte Atribui à DataTraveler 50 uma classificação de 6/10
Sem comentários:
Enviar um comentário